domingo, 7 de fevereiro de 2010

Novos paradigmas da educação.

      O mundo parece mesmo uma grande confusão. Com seu ritmo acelerado de crescimento e de desenvolvimento tecnológico e científico, a educação entra na pauta das discussões como elemento decisivo nesse crescimento.
      Mais do que nunca, o conhecimento tem sido valorizado e a qualidade do ensino vem como uma contrapartida. A busca por escolas que possam oferecer ensino de qualidade é  cada vez maior, assim como a busca das escolas por profissionais gabaritados capazes de traduzir essa máxima.
      Em um país como o nosso, de contrastes incríveis, ainda é comum encontrar escolas em situação precária, com professores ganhando miséria de salário, mas que fazem o melhor que podem com o mínimo que têm.
       Mas, o que vem a ser "educação de qualidade"? De acordo com o dicionário Aurélio, a qualidade é "grau  de perfeição, de precisão, em conformidade a um certo padrão". Para alcançar o sucesso então, é necessário estar dentro de um padrão de excelência e isso só acontecerá por meio de uma educação de qualidade. Mas, será que estamos todos preparados para isso? Não basta apenas receber educação de qualidade. É preciso lutar por ela, estar disposto a vencer desafios, romper barreiras. Educação de qualidade não é um produto que se compra na prateleira das escolas e que é colocado dentro da cabeça de crianças e jovens como algo pronto. Escolas não fazem milagres, muito embora alguns professores façam e com maestria. Educação de qualidade é uma via de mão dupla: professor e aluno trabalham juntos na construção, aplicação e sistematização dos conhecimentos, habilidades e competências necessárias à formação integral do sujeito como cidadão pleno, consciente e participativo da sociedade em que está inserido.
       O papel do professor é importantíssimo! Manter-se atualizado, participar de debates e cursos, reciclar conhecimentos e adquirir novos, implementam sua prática e contribuem para a excelência de seu trabalho. Já o aluno e sua família precisam ser parceiros da escola e não patrões, que mandam e desmandam ao sabor de suas opiniões. É importante participar, comparecer, debater e não criar confusões  desnecessárias, principalmente quando se paga a escola.
       Promover educação de qualidade é trabalhar em parceria, é vislumbrar um mundo melhor e mais justo por meio da educação, é estar consciente de suas exigências e estar disposto a pagar o preço para alcançar a excelência.
      

0 comentários:

Postar um comentário

Fico contente com sua participação. Toda sugestão é bem vinda e será analisada com seu devido cuidado.